quarta-feira, 26 de junho de 2013

História O Esqueleto - Embalados pelo futebol...








Embalados pelo ritmo da Copa das Confederações, os alunos da turma 1101, 1301, E.I 10 e E.I. 20  ouviram a belíssima história O esqueleto de Enric Lluch com tradução de Heloisa Prieto e ilustrações de   Mercè López, editora FTD.
A história fala de um pequeno esqueleto que após encontrar uma revista de esporte decide que quer ser jogador de futebol e fazer muitos gols. Aí começa sua aventura.


Pegue o livro na Sala de Leitura. Você vai adorar!


Vejam algumas fotos do trabalho.


terça-feira, 25 de junho de 2013

Cem anos de Vinícius de Moraes


   Quando falamos em poesia para crianças, podemos dizer que ela é palavra, imagem e som. A palavra é a forma que utilizamos para expressar nossas emoções e sensações. O jogo de palavras provoca no aluno uma série de impressões numa interação lúdica e gratificante. O jogo poético estimula o “olhar da descoberta”, atua sobre os sentidos e desperta inúmeros sentimentos. Ela exerce uma grande atração na criança por atingir diretamente seus sentidos. 

  Em homenagem ao grande poeta Vinícius de Moraes, os alunos de nossa escola estão conhecendo um pouco de sua vida e obra, principalmente os poemas do livro a Arca de Noé, os alunos do 6º ano prepararam PPTs para apresentar aos colegas. Todos os alunos estão tendo a oportunidade de ouvir poesias, assistir vídeos, ouvir e cantar músicas de Vinícius de Moraes e outros poetas.
Aproveitando este momento de encanto e beleza, lancei o projeto 5 minutos de poesia, nele todos os alunos da escola têm a oportunidade de, em casa, pesquisar uma poesia, copiar no caderno da turma  e depois fazer a leitura para os colegas. Esta iniciativa agradou aos alunos e também sensibilizou-os. Muitos aguardam ansiosos  a sua vez de levar o caderno para casa.
   
  Apesar de Vinícius de Moraes ser o homenageado, outros poetas estão sendo prestigiados em nossas rodas de poesia. Os professores de Educação Física e de Artes, juntamente com a professora da Sala de Leitura estão aproveitando este projeto e incluindo nele um subprojeto: Poesia, Corpo, Movimento, Arte e Inclusão que culminará com um belíssimo Sarau.


Os alunos da Educação Infantil dramatizaram o poema Flor Amarela de Cecília Meireles. Ficou lindo!

Alunos do 5º e 6º ano lendo suas poesias, alunos do 6º ano apresentando seu power point sobre Vinícius de Moraes e alunos da turma 1303 confeccionando canapés, joaninhas com tomates após leitura do poema Filharada, de Lalau.

Alunas do 1º e 4º no lendo suas poesias e alunos do 2º e 5º ano ilustrando as poesias trabalhadas em sala.

Yan do 4º ano com a poesia A bailarina, de Roseana Murray e alunos do 1º ano dramatizando o poema de Olavo Bilac, A boneca. Após a leitura e dramatização do poema, as crianças construíram um novo poema, substituindo as meninas por meninos e a boneca por um carrinho. Depois os alunos divertiram-se dramatizando.

Os alunos da Educação Infantil assistiram o vídeo A porta, de Vinícius de Moraes e depois aproveitaram para dançar. Os pequeninos estão adorando levar o caderno de poesias nestas lindas bolsas da Branca de Neve e do Peter Pan. Thabatha, do 1º ano, com seu poema Destino de Dilan Camargo.



Os alunos da turma da Tia Janne ouviram a poesia As borboletas de Vinícius de Moraes e montaram um belíssimo painel com as borboletas. Curiosos, logo  após terem assistido a um vídeo que mostrava a transformação da lagarta em borboleta, descobriram uma lagarta no pátio que foi a maior sensação. Pena que ela morreu e não conseguimos ver sua transformação!  


Assista ao vídeo com a transformação.