sábado, 21 de maio de 2011

ARRAIA-XINGU



ARRAIA-XINGU

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
ARRAIA-XINGU PEIXE É.


PINTADO

PINTADO
OU
SURUBIM

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
PINTADO PEIXE É.



CARANGUEJO

CARANGUEJO

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda
Caranguejo peixe é!

[Dicas para o mediador de leitura: esta imagem é uma fotografia ou uma pintura? Como dá para saber se é uma fotografia ou uma pintura? O que esta pintura representa? O que está escrito? Informe: este caranguejo é uma aquarela pintada por Alberto Dürer, artista que nasceu na Alemanha, há cerca de 500 anos. Cante a canção infantil.]

FILHO DE PEIXE










FILHO DE PEIXE

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
FILHO DE PEIXE PEIXINHO É.


[Dicas para o mediador de leitura: o que estas fotografias mostram? o que está escrito? Em alguma destas fotografias aparece um menino ou uma menina? Um bebê? Um homem ou uma mulher? Onde eles estão? Você já brincou em uma piscina? Onde? Com quem? Você já tinha ouvido que "filho de peixe peixinho é"? Este é um ditado popular, uma frase que alguém inventou há muito tempo e ninguém sabe quem foi que inventou. Você acha que "filho de peixe peixinho é'? E filho de cão? e de gato? e de porco? e de urso? Diga esta frase substituindo "peixe" por "cachorro". Se necessário, ajude: Filho de cachorro... Escolha um animal e diga essa frase, substituindo "peixe" pelo animal que você escolheu.]




PEIXES VERMELHOS

PEIXES VERMELHOS

Veja esta pintura em tamanho maior:
http://www.museum.ru/gmii/pict/k3_111b.jpg

[Dicas para o mediador de leitura: esta pintura foi feita por Henri Matisse, pintor que nasceu na França.]

PEIXE DOURADO

PEIXE DOURADO

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta pintura representa? Há quantos peixes nesta pintura? Qual a cor do peixe maior? Onde ele está? em cima, embaixo, num canto, num lado ou no centro? O que está escrito? Informe: esta é uma pintura de Paul Klee, pintor que nasceu na Suíça.]

ALEVINO

ALEVINO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
ALEVINO FILHO DE PEIXE É.

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Informe: alevino é filhote de peixe. Diga a palavra ALEVINO destacando os pedacinhos: A-LE-VI-NO. Quantos pedacinhos tem a palavera ALEVINO? O final da palavra ALEVINO combina mais com o final da palavra PIMENTÃO ou com o final da palavra PEPINO? O final da palavra ALEVINO combina mais com o final da palavra FINO ou com o final da palavra GROSSO?O final da palavra ALEVINO combina mais com o final da palavra MENINA ou com o final da palavra MENINO? O começo da palavra ALEVINO combina mais com o começo da palavra TRISTE ou com o começo da palavra ALEGRE? O começo da palavra ALEVINO combina mais com o começo da palavra ALEGRIA ou com o começo da palavra TRISTEZA? O começo da palavra ALEVINO combina mais com o começo da palavra ALEMANHA ou com o começo da palavra ESPANHA?]

ACARÁ-BANDEIRA

ACARÁ-BANDEIRA

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
ACARÁ-BANDEIRA PEIXE É.

SALMÃO

SALMÃO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
SALMÃO PEIXE É
.

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? Qual o nome deste peixe? Diga o nome deste peixe devagar, destacando os pedacinhos: SAL-MÃO. Quantos pedacinhos tem a palavra SALMÃO? O final da palavra SALMÃO combina mais com o final da palavra LARANJA ou com o final da palavra LIMÃO? O final da palavra SALMÃO combina mais com o final da palavra IRMÃ ou com o final da palavra IRMÃO? O final da palavra SALMÃO combina mais com o final da palavra MAÇÃ ou com o final da palavra MAMÃO? O começo da palavra SALMÃO combina mais com o começo da palavra SAL ou com o começo da palavra AÇÚCAR?]

PIRARUCU

PIRARUCU

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
PIRARUCU PEIXE É.

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Informe: este é o maior peixe que vive nos rios brasileiros. Diga a palavra PIRARUCU devagar, destacando os pedacinhos: PI-RA-RU-CU. Quantos pedacinhos a palavra PIRARUCU tem?]









TUBARÃO

TUBARÃO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
TUBARÃO PEIXE É.


[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? o que está escrito? Diga a palavra TUBARÃO devagar, destacando os pedacinhos: TU-BA-RÃO. Quantos pedacinhos tem a palavra TUBARÃO? Há palavras escondidas na palavra TUBARÃO? O final da palavra TUBARÃO combina mais com o final da palavra BARONESA ou com o final da palavra BARÃO?]

TUBARÃO-MARTELO

TUBARÃO-MARTELO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
PEIXE-MARTELO PEIXE É.

CARPA

CARPA

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,



CARPA PEIXE É.

PEIXE-PALHAÇO

PEIXE-PALHAÇO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
PEIXE-PALHAÇO PEIXE É.



PORAQUÊ

PORAQUÊ
OU
PEIXE-ELÉTRICO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
PORAQUÊ PEIXE É.


CAÇÃO-ANJO

CAÇÃO-ANJO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CAÇÃO-ANJO PEIXE É.

Saiba mais sobre o cação-anjo:
http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/detalhe/cacao_anjo/index.shtml

A LETRA A NO CADERNO DO MENINO

A LETRA A NO CADERNO DO MENINO

ERA UMA VEZ UMA LETRA A.

ELA NÃO ESTAVA EM UM VAGÃO, EM UM TRENZINHO, CORRENDO, CORRENDO, INDO DE PERNAMBUCO AO CEARÁ, FAZENDO XIQUE, XIQUE, NÃO.
A HISTÓRIA DESSA LETRA A É DIFERENTE.
ELA ESTAVA PULANDO NO CADERNO DE UM MENINO. UM MENINO QUE FAZIA UMA LIÇÃO DE CASA, EM CASA, ESCREVENDO: A - A - A.
LETRA A IA PULANDO DE LINHA EM LINHA, ATÉ O FIM DA PÁGINA DO CADERNO.
A LETRA A ESTAVA UM POUCO ABORRECIDA, UM POUCO ABATIDA, MEIO AMUADA.
SABE POR QUÊ?
PORQUE ESTAVA SOZINHA NA PÁGINA DO CADERNO DO MENINO.
- EI, MENINO, POR QUE VOCÊ ESTÁ COM ESSA CARA ABORRECIDA?
- É PORQUE EU ACHO CHATO DEMAIS FICAR ESCREVENDO A - A - A.
- EU TAMBÉM ACHO MUITO CHATO FICAR SOZINHA NESTA PÁGINA, PULANDO DE LINHA EM LINHA. VOCÊ NÃO SABE OUTRAS LETRAS?

- SABER, EU SEI, MAS A PROFESSORA AINDA NÃO ENSINOU...
- OLHE ESSE LIVRO QUE VOCÊ TEM AÍ: DICIONÁRIO DOS BICHOS. QUEM SABE VOCÊ ESCREVE OUTRAS LETRAS PARA ME ACOMPANHAR, EU NÃO FICO MAIS SOZINHA E VOCÊ ESCREVE O NOME DE UM MONTE DE BICHOS. UM ZOOLÓGICO DE LETRAS!
E FOI ASSIM QUE A LETRA A BRINCOU COM AS OUTRAS LETRAS, FORMANDO O NOME DE UM MONTE DE ANIMAIS: ANTA, ARARA, ARRAIA, ARANHA.

- EI, ANTA, QUER BRINCAR NA MATA?
- NÃO, OBRIGADO.
- EI, ARARA, QUER BRINCAR NO AR?
- NÃO, OBRIGADO.
- EI, ARRAIA, QUER BRINCAR NO MAR?
- NÃO, OBRIGADO.
- EI, ARANHA, QUER BRINCAR NA TEIA?
- NÃO, OBRIGADO.
- ONDE VOCÊS QUEREM BRINCAR?

E AS PALAVRAS RESPONDERAM:
- NO SEU CADERNO, MENINO!




A - A - A

ARARA

ERA UMA VEZ UM MENINO QUE ESTAVA EM CASA, FAZENDO LIÇÃO.
ELE ESTAVA ESCREVENDO: A - A - A.

ESTAVA ENCHENDO UMA FOLHA DO CADERNO COM UM MONTE DE A - A - A.
CANSADO DE TANTO A - A - A, RESOLVEU ABRIR UM LIVRO.

NA PÁGINA QUE ABRIU, AO ACASO, HAVIA UMA FOTOGRAFIA DE UMA ARARA VOANDO. ERA UMA ARARA-VERMELHA. ELA CHAMAVA ASSIM, EMBORA TIVESSE PENAS DE OUTRAS CORES TAMBÉM.
EMBAIXO DA FOTOGRAFIA ESTAVA ESCRITO ARARA.
ENTÃO ELE TEVE IDEIA DE DESENHAR UMA ARARA E ESCREVER EMBAIXO ARARA.

NO DIA SEGUINTE, ELE LEVOU PARA A ESCOLA O CADERNO COM A LIÇÃO DOS A - A - A E TAMBÉM O SEU DESENHO DA ARARA, COM A PALAVRA ARARA ESCRITA EMBAIXO.

FOI ASSIM QUE A PROFESSORA RESOLVEU PARAR DE PEDIR PARA OS ALUNOS ESCREVEREM LETRAS SOLTAS. COMEÇOU A MOSTRAR FIGURAS E PALAVRAS E TAMBÉM A CONTAR HISTÓRIAS COM ESSAS FIGURAS E PALAVRAS (COMO ESTA HISTÓRIA QUE VOCÊ ESTÁ LENDO). OS ALUNOS COMEÇARAM A GOSTAR DE FAZER LIÇÃO E - NÃO SEI SE VOCÊ VAI ACREDITAR - APRENDIAM MAIS TAMBÉM.

ARANHA 1

ARANHA

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Quantas pernas esta aranha tem? As pernas são curtas ou compridas? Sem tocar na tela do computador, passe o dedo indicador em cima de cada perna. Depois, contorne o corpo da aranha. Quantas meninas são necessárias para ter a mesma quantidade de pernas que uma aranha? Se necessário, dê pistas: uma menina, duas meninas, três meninas, quatro meninas? Diga a palavra ARANHA devagar, destacando os pedacinhos: A-RA-NHA. Quantos pedacinhos tem a palavra ARANHA? A palavra ARANHA tem letras repetidas? Quantas vezes aparece a letra A?]




TEIA

TEIA

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? O final da palavra TEIA combina mais com o final da palavra MAR ou com o final da palavra AREIA? O final da palavra TEIA combina mais com o final da palavra CERA ou com o final da palavra SEREIA? O final da palavra TEIA combina mais com o final da palavra MEIA ou com o final da palavra MÃO? O começo da palavra TEIA combina mais com o começo da palavra TELEFONE ou com o começo da palavra CELULAR? O começo da palavra TEIA combina mais com o começo da palavra RADIO ou com o começo da palavra TELEVISÃO?]




ARANHA 2










ARANHA



A ARANHA NA TEIA

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Diga a frase A ARANHA NA TEIA devagar, destacando as palavras. Quantas palavras tem a frase A ARANHA NA TEIA? Vou dizer essa frase tirando uma palavra e você completa: A ARANHA NA ... Vou tirar mais uma palavra e você completa: A ARANHA ... Vou tirar mais uma palavra e você completa: A ... Agora você diz a frase inteira. Diga a frase NA TEIA, A ARANHA. Repita a frase, tirando uma palavra, para eu completar. Continue o processo até você dizer a frase inteira.]

[Explicação para o mediador de leitura: a retirada de uma palavra de cada vez objetiva que a criança perceba as palavras que compõem a frase. Essa percepção pode contribuir para que, mais tarde, a criança segmente corretamente as palavras, ou seja, não escreva, por exemplo AARANHANATEIA.]

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ARARA 2












ARARA

A ARARA NO AR

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Diga devagar a frase A ARARA NO AR, destacando as palavras. Quantas palavras tem a frase A ARARA NO AR? Há letras repetidas? Quantas vezes a letra A aparece nesta frase? Vou tirar uma palavra da frase A ARARA NO AR, e você completa: A ARARA NO... Vou tirar mais uma palavra da frase e você completa: A ARARA... Vou tirar mais uma palavra e você completa: A ... Agora você diz a frase inteira. Diga a frase NO AR, A ARARA. Repita essa frase, tirando uma palavra para eu completar. Continue o processo até você dizer a frase inteira.]







ARRAIA 2

ARRAIA

A ARRAIA NO MAR,

NO MAR,
A ARRAIA.



Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Informe que a arraia é um tipo de peixe. Diga devagar a frase A ARRAIA NO MAR, destacando as palavras. Quantas palavras tem esta frase? Há letras repetidas nesta frase? Quantas vezes a letra A aparece nesta frase? Vou tirar uma palavra da frase A ARRAIA NO MAR e você completa: A ARRAIA NO... Vou tirar mais uma frase e você completa: A ARRAIA... Vou tirar mais uma palavra e você completa: A... Agora você diz a frase completa. Diga a frase NO MAR, A ARRAIA. Repita a frase tirando uma palavra para eu completar. Continue o processo até você dizer a frase inteira.]

ANTA 1








ANTA

[Dicas para o mediador de leitura: que animal é este? O que está escrito? Diga a palavra ANTA devagar, destacando os pedacinhos: AN-TA. Quantos pedacinhos tem a palavra ANTA? O final da palavra ANTA combina mais com o final da palavra ARRAIA ou com o final da palavra JAMANTA? O começo da palavra ANTA combina mais com o começo da palavra ANTES ou com o começo da palavra DEPOIS?]

Saiba mais sobre a anta.
http://www.zoologico.sp.gov.br/animaisdozoo/anta.htm



ANTA 2

ANTA

A ANTA NA MATA

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Diga devagar a frase A ANTA NA MATA, destacando as palavras. Quantas palavras esta frase tem? Esta frase tem letras repetidas? Quantas vezes aparece a letra A? Vou dizer a frase A ANTA NA MATA, tirando uma palavra, para você completar: A ANTA NA... Vou tirar mais uma palavra para você completar: A ANTA... Vou tirar mais uma palavra: A... Agora, diga afrase inteira. Diga agora a frase NA MATA, A ANTA. Diga essa frase tirando uma palavra para eu completar. Continue o processo até você dizer a frase inteira.]

ARRAIA 1











ARRAIA



CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
ARRAIA PEIXE É.

[Dicas para o mediador de leitura: O que esta fotografia mostra? que lugar é este? Informe: as arraias são um tipo de peixe que vive no mar. O que está escrito? Diga a palavra ARRAIA devagar, destacando os pedacinhos. Quantos pedacinhos tem a palavra ARRAIA? O final da palavra ARRAIA combina mais com o final da palavra MAR ou com o final da palavra PRAIA? O final da palavra ARRAIA combina mais com o final da palavra BLUSA ou com o final da palavra SAIA? Cante os versos com a melodia da canção infantil.]




JAMANTA















JAMANTA

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
JAMANTA PEIXE É.

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Informe: jamanta é um tipo de arraia. Arraia é um tipo de peixe. A jamanta é a maior arraia que existe, vive no mar. Há outros peixes nesta fotografia? Sem tocar na tela do computador, contorne, com o dedo indicador, a jamanta. Diga a palavra JAMANTA devagar, destacando os pedacinhos: JA-MAN-TA. Quantos pedacinhos a palavra jamanta tem? Há alguma palavra escondida na palavra jamanta? A palavra jamanta tem letras repetidas? Quantas vezes aparece a letra A? Cante os versos com a melodia da canção infantil.]

CAVALO-MARINHO

CAVALO-MARINHO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CAVALO-MARINHO PEIXE É.


[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que está escrito? Quantos cavalos-marinhos aparecem nesta fotografia? Diga a palavra MARINHO devagar, destacando os pedacinhos: MA-RI-NHO. Quantos pedacinhos tem a palavra MA-RI-NHO? Há alguma palavra escondida na palavra MARINHO? O final da palavra MARINHO combina mais com o final da palavra VIZINHA ou com o final da palavra VIZINHO? O começo da palavra MARINHO combina mais com o começo da palavra MARINHEIRO ou com o começo da palavra SOLDADO?]





BARBA 2





BARBA

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta pintura representa? O que o homem está segurando? Uma empada ou uma espada? Um cetro ou uma vassoura? O homem tem barba preta ou branca? Tem barba curta ou comprida? O que está escrito? Diga a palavra BARBA devagar, destacando os pedacinhos. O começo da palavra BARBA combina mais com o começo da palavra XUXA ou com o começo da palavra BARBIE? O começo da palavra BARBA combina mais com o começo da palavra CABELO ou com o começo da palavra BARBEIRO? O começo da palavra BARBA combina mais com o começo da palavra BARCO ou com o começo da palavra CANOA? Informe: esta pintura foi feita por um artista iraniano, há cerca de 200 anos.]


Dois elefantes

Veja esta pintura em tamanho maior:
http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00287/AN00287323_001_l.jpg

Observe os elefantes. Quem está em cima dos elefantes? Qual a cor desses personagens? E qual a cor de suas roupas? O que esses personagens estão vestindo? O que eles têm em cima da cabeça? O que eles estão fazendo? Por que um segura uma serpente e outro segura uma espada?
Me contaram que são dois demônios, em cima de dois elefantes, lutando.
Por que eles estão lutando?
- Isso não é da sua conta! - diz o demônio da esquerda.
- Não meta o bedelho onde não é chamado! - diz o da direita.
- Só o pintor indiano que nos pintou, há 200 anos, é que sabe porque nós estamos lutando. - diz o primeiro demônio.
- Olhe bem estes elefantes - diz o segundo demônio. - Será que eles são feitos de ossos, músculos e nervos? Ou de papel e tinta? Ou de outras figuras?
- Você é capaz de descrevê-los? - pergunta o outro demónio.
- Duvido! - grita o segundo demônio e fica rindo, rindo, rindo.


A viagem do Sol

Veja esta pintura em tamanho maior:
http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00952/AN00952679_001_l.jpg

Qual o caminho do Sol, de manhã à noite e do anoitecer até a meia-noite, da meia-noite à madrugada e da madrugada até o amanhecer?
Um artista iraniano, há 100 anos, pintou o Deus-Sol, em um carro, puxado por muitos cavalos.


Dragão

DRAGÃO


Veja esta pintura em tamanho maior:
http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00269/AN00269611_001_l.jpg

Observe esta pintura. Cuidadosamente. Observe o dragão. Observe o cavalo. Observe o homem. Observe a paisagem. O que aparece em primeiro plano? O que aparece atrás do dragão e do homem a cavalo? O que aparece lá no fundo?
Clique no link para observar melhor.
Sem tocar na tela do computador, contorne o dragão. Contorne o cavalo. Contorne o homem. Contorne uma rocha, uma árvore ou uma tenda.
Escreva uma história a partir de um dos começos abaixo, ilustre a história e dê para a professora Margareth:
1) Era uma vez um dragão...
2) Era uma vez um cavalo...
3) Era uma vez um homem...
4) Era uma vez uma rocha...
5) Era uma vez uma árvore...
6) Era uma vez uma tenda...
Importante: esta cena que a pintura representa deve ser uma cena da história.

Esta pintura foi feita por um artista iraniano, há cerca de 400 anos.

JORNAL




JORNAL


Veja a imagem em tamanho maior:
http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00099/AN00099624_002_l.jpg

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta fotografia mostra? O que a mulher está fazendo? O que ela está lendo: um livro, uma revista ou um jornal? Como dá para saber que é um jornal? Você já viu uma pessoa lendo jornal? Onde? Você já leu jornal? Já leu o suplemento infantil de algum jornal? O que está escrito? Diga devagar a palavra JORNAL destacando os pedacinhos: JOR-NAL. Quantos pedacinhos a palavra JORNAL tem? O final da palavra JORNAL combina mais com o final da palavra AÇÚCAR ou com o final da palavra SAL? O começo da palavra JORNAL combina mais com o começo da palavra JARDINEIRO ou com o começo da palavra JORNALEIRO?]

BIGODE















BIGODE

ESTA PINTURA REPRESENTA:
[ ] UM HOMEM
[ ] UMA MULHER
[ ] UM MENINO

ELE ESTÁ:
[ ] DEITADO
[ ] SENTADO
[ ] EM PÉ

ELE TEM:
[ ] BONÉ
[ ] CHAPÉU
[ ] TURBANTE

ELE TEM:
[ ] ESPADA
[ ] ESCADA
[ ] EMPADA

ELE ESTÁ:
[
] DENTRO DE UMA PISCINA
[ ] SOBRE UM TAPETE
[ ] NA CAMA

[Dicas para o mediador de leitura: o que esta pintura representa? O que está escrito? Por que está escrito BIGODE? Diga a palavra BIGODE devagar, destacando os pedacinhos: BI-GO-DE. Se os alunos tiverem dificuldade de perceber as sílabas, proponha que batam palmas a cada pedacinho. Pergunte: quantas vezes a gente abre a boca para dizer BIGODE? Quantos pedacinhos tem a palavra BIGODE? O final da palavra BIGODE combina mais com o final da palavra CABRA ou com o final da palavra BODE? O começo da palavra BIGODE combina mais com o começo da palavra BICICLETA ou com o começo da palavra MOTO? Informe: esta pintura foi feita por um artista iraniano a cerca de 100 anos.

Veja a imagem maior:
http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00261/AN00261877_001_l.jpg

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Turmas da Educação Infantil

As turmas da tia Rosangela e tia Elizabeth estiveram na Sala de Leitura e ouviram a história Romeu e Julieta de Ruth Rocha. Eles também aprenderam um pouco sobre a autora. Todos adoraram ver no mapa e no globo terrestre, o estado onde a autora nasceu e o estado onde nós vivemos.



Eles desenharam os jardins e depois cada aluno recebeu doisquadrados azuise dois amarelos. Dobraram em forma de triângulos euniram os bicos formando uma borboleta.
















Todos estão de parabéns! Amei os trabalhos, ficaram lindos!